O Santuário Nossa Senhora da Piedade está pronto para receber a sua confraternização. Esperamos a sua visita para conhecer toda a estrutura e programar o seu evento do jeito que você achar melhor.

 

• Gastronomia

• Ecologia

• Espaço multiuso e hospedagem

• Roteiro turístico-religioso e espiritualidade

• Outros atrativos

• Visita 360 graus

• Mapa

 

 


 

Gastronomia diferenciada  

 

Café Colonial (manhã) - Receitas tradicionais de quitandas, doces e salgados da Minas Imperial e Colonial 

Almoço Imperial - Cardápio especial com deliciosas e tradicionais receitas - mineira, internacional, entre outras

Café Colonial (tarde) - Antigas receitas de quitandas, doces e salgados da Minas Imperial e Colonial 

Jantar - Cardápios exclusivos à sua escolha - serviço à francesa, rodada de pizza ou o cardápio que você sugerir

 

  

 

 

 

   

Tour histórico gastronômico

Exibição de cardápio gastronômico representando a história e cultura de Minas.

Apresentação guiada dos vários pratos, como o Queijo Frei Rosário. De sabor inigualável, o queijo é inserido na categoria dos queijos azuis. Assemelha-se aos queijos franceses, envelhecido em caverna, em baixas temperaturas.

 

Oficinas de gastronomia

Você pode oferecer oficinas personalizadas para os participantes do seu encontro, como a Oficina de receitas antigas, com o relato histórico da receita escolhida.

 

 

Restaurante Dom João Resende Costa

As refeições no Santuário podem ser realizadas no Espaço Dom João Resende Costa, contemplando a maravilhosa vista da Serra da Piedade, que impressiona durante o dia, no pôr do sol e também à noite.

 

 

 

 

 

 

  

 

 

Cafeteria Padre Virgílio Resi

Neste espaço servimos lanches e o delicioso leite queimadinho, uma receita vinda diretamente do século XIX.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quitandas

No Santuário, os visitantes podem encontrar uma grande variedade de quitandas e doces caseiros elaborados com antigas receitas sem nenhum tipo de conservante, como a Rosca da Rainha, receita de 1881.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em dezembro, você ainda pode conferir:

 

 

Um dos únicos festivais de comida antiga no Brasil, com receitas típicas, como o arroz selvagem vermelho, que também é chamado de arroz ruzene ou arroz da terra, arroz de garimpeiro, um prato do século XVII.

 

 

 

      

 

Exposição com presépios de diversas partes do Brasil e do mundo.

Veja o vídeo abaixo e saiba mais sobre a exposição.

 

 

 

 

 

 

 

 

    

Ir para o topo

 


 

 

Natureza de encantar os olhos e o coração 

 

Um convite à espiritualidade e reflexão.

A natureza que permeia o Santuário convida os visitantes a momentos de contemplação e espiritualidade. Para onde quer que voltemos o olhar, somos chamados a refletir.

 

Fauna e Flora

O Santuário Nossa Senhora da Piedade é um grande jardim natural, onde as espécies diversas florescem, despertando deslumbramento em todos aqueles que apreciam a natureza. Pode-se observar  o encontro dos biomas do cerrado e da mata atlântica ao longo da Serra.

 

Ave Scytalopus 

Uma nova espécie da ave Scytalopus foi encontrada no Santuário Nossa Senhora da Piedade. O Scytalopus petrophilus sp. nov. (tapaculo-serrano) ocupa uma ampla variedade de habitats entre cerca de 900 e 2.100 m de altitude.      

 

 

 

 

 

A vista deslumbrante do Santuário também pode ser cenário para apresentações musicais e artísticas. Veja no vídeo a marchinha ao entardecer:

 

 

  

  Ir para o topo

 


 

Espaço Multiuso Dom Silvério

 

Amplo salão com estrutura para realização de reuniões, palestras, momentos de espiritualidade e confraternização.

 

  

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

Hospedagem


Se o grupo tiver interesse em passar a noite no Santuário, para desfrutar por mais tempo de todos os seus atrativos, a Casa dos Peregrinos tem opção de hospedagem para até 38 pessoas. 

  

 

 

 

 

 

 

  

 

Espaço Boas Lembranças

 

Se você quiser levar lembranças para os amigos e familiares, o Espaço Boas Lembranças oferece artigos variados de artesanato, decoração, estandartes, jogos de chá e muitos outros produtos expostos em um ambiente agradável e acolhedor.

 

 

 

 

 

 

   Ir para o topo

 


 

Roteiro turístico-religioso e espiritualidade

 

Os visitantes encontram na Ermida da Padroeira ou na Igreja Nova das Romarias, ambientes para a celebração Eucarística ou para momentos de espiritualidade e oração, com a apresentação de um breve histórico religioso do Santuário.

 

Ermida da Padroeira

Na Ermida, construída no século 18, encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, atribuída a Aleijadinho.

 

 

 

 

 

 

  

  

Igreja Nova das Romarias

A Igreja Nova das Romarias foi edificada a partir de 1974. A Igreja revela uma rica simbologia, traduzida não apenas no edifício, mas em sua ornamentação interna, com os murais de cerâmica fosca do artista plástico Cláudio Pastro.

À esquerda do altar, encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, confeccionada pelo artista plástico Léo Santana. A imagem, apesar de suas características particulares, faz referência a Pietá, do Mestre Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que está na Ermida do Santuário.

 

 

 

Espaço Cultural Serra da Piedade

A Igreja Nova das Romarias abriga, em seu saguão de entrada, espaço que pode ser utilizado para mostras ou exposições.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Calvário

Diante da fachada frontal da Ermida, avista-se as esculturas do Calvário, moldadas em ferro nodular, executadas por Vlad Eugen Poenaru, pesando cerca de uma tonelada cada. A escultura é composta, ao centro, por uma grande cruz, à qual se prende a imagem de Cristo, tendo à sua direita a Virgem Maria e à sua esquerda, São João.

 

 

 

 

 

 

Via Sacra

 O Santuário oferece duas opções de Via Sacra representando os Passos da Paixão de Cristo. Há um percurso mais longo, na estrada vicinal que dá acesso ao Santuário. E um mais curto próximo à Ermida e ao Calvário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cripta São José

Interligada à Casa dos Peregrinos, a Cripta atende aos grupos que se reúnem para fazer retiros e também possui um acesso externo.  Na Cripta, estão sepultados frei Rosário Jofylly e padre Virgílio Resi, grandes ícones na história do Santuário Nossa Senhora da Piedade. 

 

 

 

 

 

 

 

 Ir para o topo

 


 

O Santuário também oferece

 

Biblioteca Frei Rosário Joffily

A biblioteca do Santuário Nossa Senhora da Piedade conta com um rico acervo de obras raras, entre elas a coleção Sources Chrétiennes, com páginas em grego e francês. Além de exemplares em outros idiomas como italiano, inglês, espanhol.

O acervo irá integrar o projeto do Centro Cultural João Paulo II, que será construído no Santuário. Já foram catalogados 12 mil exemplares do conjunto de obras que será disponibilizado para o público.

 

 

 

 

  

Mirante Santo Onofre

O Mirante Santo Onofre é um espaço de oração e reflexão, com vista privilegiada das montanhas de Minas Gerais e dedicado ao santo intercessor dos que enfrentam o alcoolismo.

 

 

 

 

 

 

  

  

 

Águas abençoadas

A generosidade materna da padroeira de todos os mineiros está presente também nas fontes de águas límpidas no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

 

 

 

 

 

 

Ir para o topo 

 


 

   

Mapa do Santuário

 

 

 

  

Mapa de acesso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereço
Alto da Serra da Piedade, s/nº – Caeté/MG
CEP: 34800-000 – Caixa Postal nº 60

Tel.: (31) 3651-6335

 

 

 Ir para o topo